sexta-feira, 4 de março de 2011

Os retalhos de cetim e a maratona do carnaval.



Tem uma música do Benito Di Paula (sim ele mesmo, lembram!?) que dizia mais ou menos assim: ”Ensaiei meu samba o ano inteiro, Comprei surdo e tamborim. Gastei tudo em fantasia, Era só o que eu queria... Minha escola estava tão bonita. Era tudo o que eu queria ver. Em retalhos de cetim, eu dormi o ano inteiro...”

Hoje durante o meu treino de musculação (é, hoje eu não corri! rsrs) tava pensando sobre o que escreveria no blog. O obvio, a primeira idéia, claro, é falar do carnaval. Mas eu queria encontrar alguma relação do carnaval com a corrida. Encontrei!

Pegando o gancho da letra da música do Benito (e sem querer fazer poesia 1,99 ao estilo Pedro Bial) o carnaval para quem ama, é apaixonado por ele é como um objetivo a ser alcançado.  As pessoas envolvidas com desfiles trabalham o ano inteiro nas fantasias, carros, alegorias, samba enredo.


As alas e a bateria ensaiam exaustivamente o ano todo para que tudo saia perfeito no desfile (que dura pouco mais de uma hora, uma hora e meia se não estou enganado...).

Aí, depois do desfile vem as notas. Que podem não ser um 9 ou 10. E o tão sonhado título de Campeã do Carnaval nem sempre vem. Derrota? Decepção? Talvez, no momento, sim.

Mas depois começa tudo de novo. 
Porque quando a gente é apaixonado por alguma coisa, a gente jamais desiste dela!


Eu estou treinando para a Maratona de Porto Alegre desde o íncio de Fevereiro. Mas em Janeiro eu já estava focado nesses treinos. Evitei excessos no final do ano. Mantive os treinos mesmo durante minhas curtas férias com a família lá no sul.

Venho abdicando de fazer muitas coisas com meu filho, meus amigos, minha namorada, para quatro vezes por semana acordar às 5:30 e ir treinar.

Hoje mesmo não vou até o sambódromo com ela, que é apaixonada por carnaval, porque amanhã eu tenho um longão de 28k na USP.

Mas a maratona é só em maio, disse ela. É, verdade. Mas os treinos são agora, respondi eu. Mesmo assim, contrariada, acreditem, ela é uma grande incentivadora dos meus objetivos (sim, o amor é lindo! rsrs).



 E quando maio chegar, quando eu entrar na avenida e, depois de 42k, chegar na apoteose, não sei se vou ganhar um 10. 
Durante o percurso, não sei se vou atropelar o samba, errar na coreografia ou na harmonia. Mas isso não importa.



Quando eu cruzar a linha de chegada, vou saber que treinei muito, me dediquei muito sofri e sorri muito. 
E fiz tudo isso por paixão. E por isso que, que seja lá o que for que aconteça, vou fazer tudo de novo.


Amanhã, sábadão, 7hs, USP. E a noite vou com minha amada até o sambódromo, sim!  Quero me divertir e me emocionar com aquelas pessoas apaixonadas pelo carnaval  tanto quanto eu sou apaixonado pela corrida!

Bom dia e boa sorte!

2 comentários:

  1. Bom carnaval Marcelo!! Essa semana por causa da chuva e do transito nao consegui treinar, mas to indo pro Rio hj e devo correr amanha!!

    Semana q vem na quinta estarei no Ibira!!!

    Obrigado pelo comentario sobre mim!!

    Abs e bom carnaval

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rodrigo! Correr no Rio é muito bom. Pertinho do mar. Abs e bom carnaval prá você tb.

    ResponderExcluir