sábado, 12 de março de 2011

Os primeiros 30k a gente nunca esquece.


Não pude deixar, como bom e velho publicitário que sou, de parafrasear uma das campanhas mais famosas da propaganda brasileira para me referir ao meu primeiro longão de 30k.

Confesso que cheguei ansioso hoje ao treino. Aliás passei a semana toda pensando nesse treino de hoje. 



Foram 02:47:11, 30k cravados, a um pace médio de 5:30, e muitas sensações.


As 7hs eu larguei, tranqüilo, buscando encaixar o ritmo com a respiração, me hidratei no ponto certo e parti para encarar a primeira subida da biologia. Confesso que nunca tinha olhado com tanto desafio para aquela subida como hoje.  Primeira subida com um pace de 06:10.  Na descida soltei mais a perna e corri 05:10, 05:00 (só prá testar a maquina, rsrs.). 

Primeiros 10k concluídos e parto para mais 8k com mais uma biologia. Desça vez subida e chegada ao topo com pace de 6:15. Volta até a base e agora vinham mais 12k.

A cada parada na base, foram quatro, Gatorade, e a cada 45 minutos, gel de carboidrato.  Funcionou tudo muito bem hoje. O tempo também ajudou, 20graus, nublado e em alguns momentos uma garoa fina e refrescante. 


Você corre com as pernas?
  
Se você respondeu que sim, desculpe, mas você errou a resposta.
Depois do longão de hoje e da conversa com o treinador Paulo de Tarso no final do treino, a minha conclusão científica, comprovada na prática, é que a gente corre com a cabeça. 

Sim, ela mesma! Essa aí que fica colada acima do seu pescoço e tem o cérebro dentro. 

E esse cérebro é quem comanda tudo, respondendo a todos os estímulos nervosos e musculares. 

Portando, meu caro colega corredor, quer correr bem? Então corra com a cabeça!


Hoje controlei o meu ritmo, fui prestando a atenção nos meus sinais de cansaço, sede, fome. Mantive o foco em correr no meu ritmo. Treinei simulando a maratona, ou pelo menos o que espero dela. E isso tudo eu consegui com com equilíbrio e concentração. 

As pernas ajudaram? Claro que sim. E a musculação também. O pulmão tava bem? Tava ótimo, e isso prova que os treinos estão melhorando minha performance a cada dia. 

Mas se todo o físico estivesse bem, mas eu não usasse a cabeça prá correr, provavelmente o conteúdo deste post seria outro. 

O final do treino hoje prá mim foi uma sensação maravilhosa. Me senti muito bem. Estava inteiro, cansado mas não desgastado. Senti aquela coisa do dever cumprido. Muito bom mesmo! 

 

Aí ao lado, eu e o André, que vai para Paris daqui um mês correr a  maratona.
Atenção ao indefequitível guarda chuva do professor Paulo, a esquerda, rsrsrs. 

Bom final de semana e boa sorte!

3 comentários:

  1. Parabens Marcelo...é isso mesmo, o que ajuda é a cabeça..

    Ontem tb bati meu recorde de treino, foram 9.4k...fiquei cansado, com dores musculares, mas me senti bem e satisfeito com o treino e tb o tempo ajudou ontem, chuvinha mto boa.

    Essa semana tenho mais treinos e no domingo Adidas 10k.

    Boa semana pra vc e nos vemos no Ibira!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Rodrigo! Parabéns! Força aí nos treinos na semana e boa prova! Você vai gostar do percuso da Adidas 10k. Mas fique atento as subidas e descidas do elevado, elas enganam...!!! rsrs.
    ab.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, vou fazer bem tranquilo, sem pressa, quero completar a prova sem parar e andar....ai te conto depois como foi!

    Abs e boa semana pra vc tb!

    ResponderExcluir