sábado, 26 de março de 2011

De pai prá filho há (quase...) 44 anos

o vô fotografado pelo neto, Pedro, meu filho.


O ditado popular diz que o fruto não cai longe do pé. Concordo. 

Dizer que meu cacoete de escrever vem da herança genética do meu pai, é uma verdade. 

Jornalista com 40 anos de profissão, o Machadinho, como é conhecido no Rio Grande do Sul, é dono de um texto de poesia sutil e melancolia envolvente que só os mais experiêntes são capazes de realizar com as palavras. 






Hoje, no dia do aniversário da minha cidade amada, faço a minha homenagem com um texto de um cara cujo o amor é incondicional e o orgulho é adquirido: meu pai! 
 

O texto abaixo foi extraído, com a devida autorização do autor, do seu blog www.machadofilho.com  

 
Feliz aniversário, minha senhora!

Porto Alegre está completando 239 anos neste sábado, dia 26 de março. Mas, como se diz cada vez que se fica sabendo a idade de uma mulher, nem parece. Nossa Capital é uma cidade que parece sempre mais jovem e que se rejuvenesce sempre que reparamos, com mais atenção, a alguns detalhes de sua paisagem. 

Prédios modernos, preocupação com suas praças e, principalmente, com suas árvores que justificam o título de uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Avenida Borges de Medeiros


As mulheres de Porto Alegre, indiscutivelmente, parecem sempre jovens. Alegres, cuidadosamente elegantes, discretas, comprovam o que todo o Brasil já sabe: as gaúchas são as mulheres mais bonitas do País.

Para quem, como eu, chegou a Porto Alegre no final dos anos 50, vive diariamente a transformação que acontece aqui. Sou do tempo em que o barulho dos bondes anunciava a hora da cidade dormir e de acordar. Leite a gente comprava em litros de vidro e praia, sem poluição, a gente desfrutava em Belém Novo e Veludo.

Mercado Público Municipal

A Carlos Gomes era rua de famílias ricas e no chamado Altos de Petrópolis, só casarões da aristocracia, a maioria de fazendeiros do interior. Ir até Ipanema ou Guarujá era uma verdadeira viagem. Viaduto, apenas o Otávio Rocha.

Hoje, mais ou menos 50 anos depois, Porto Alegre é uma outra cidade. Dinâmica, vibrante, produtiva, cheia de vida. Viadutos e elevadas tentam, mas nem sempre conseguem, suportar o número imenso de carros. 

Ipanema fica logo ali, com seu calçadão. A Carlos Gomes virou rua comercial e os aristocratas do Alto Petrópolis acabaram sucumbindo diante da força dos grandes prédios comerciais.

Já não se balança, há muito tempo, nos bondes-gaiolas e nem se escuta o tilintar das moedas de 50 centavos (preço da passagem) nas mãos do cobrador.

É a cidade mudou. Para alguns, para melhor. Outros sentem saudade dos tempos passados e da Porto Alegre, por exemplo, da Casa Touro e da Casa Reinaldo, a maluquinha da Praça do Portão. O número de parques aumentou e podemos decidir se queremos a Redenção, o Marinha, o Harmonia ou o Moinhos de Vento.

Parque Moinhos de Vento

Os cinemas de rua terminaram e sobram cinemas em shoppings. Os bares noturnos, como em todas as épocas, são mutantes e vários pontos acabaram trocando de lugar. A quantidade de bons restaurantes e churrascarias ainda predomina sobre a proliferação das pizzarias, o que é bom. 

O cachorro quente do Rosário e o Zé do Passaporte perderam muito de seus encantos. Fazer o que?

A disputa entre colorados e gremistas não mudou. Ambos afirmam, como sempre afirmaram, que são os maiores.
Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional

Pois no aniversário de Porto Alegre, depois de mais de 50 anos, acabo me sentindo quase portoalegrense. E fico feliz ao comemorar seus 239 anos e ver seus filhos, todos, inclusive os adotados como eu, vibrando com a alegria que se reflete na poesia do “Porto Alegre é demais”.

Cais do Porto e o Pôr do Sol do Guaíba
Como disse no começo, para mim, Porto Alegre é jovem, o que não me permite esquecer que se trata de uma jovem senhora de 239 anos. Para não fugir dos meus sentimentos a respeito da idade de nossa Capital, digo com o coração alegre: Feliz aniversário, minha senhora!

Machado Filho


Treino de hoje!






Foi sussa, com muito calor e com a indefectível companhia do nosso "golf player" Jhonny Nercessian. Valeu capitão! 






TFRS 
Amanhã tem a Track and Field 10k no Shopping Vila Lobos. Boa sorte a todos que irão participar. Especial desejo de boa prova para os amigos e companheiros Guilhermo, Lui e Karine. 

Bom final de semana e boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário