segunda-feira, 18 de abril de 2011

Musculação, vamos lá!


Quem tem mais de 40 (como eu, rsrsrs) vai lembrar de um cantor chamado Marcos Valle, que lá no início dos anos 80, emplacou um daqueles sucessos chicletes com a musica “Estrelar”.



 Hoje de manhã, entre um supino e um peck deck, eu lembrei de uma pedaço da letra: 
 
“ tem que correr, tem que suar, tem que malhar (vamos lá!) musculação, respiração, ar no pulmão (vamos lá!) tem que esticar, tem que dobrar, tem que encaixar (vamos lá!) um, dois e três; é sem parar, mais uma vez.”

Isso já faz uns... bom deixa prá lá... rsrsrs Mas, pensando por outro lado, até que a letra ta bem atual, né...

 Enfim, tudo isso para falar da importância da musculação.

Semana passada no final de um dos treinos no Ibira, uma colega de corrida conversava com um dos nossos treinadores e contava a história do marido de uma amiga dela que era maratonista, corria muito bem e nunca fazia musculação.

Nosso treinador educadamente a contestou e eu prontamente o apoiei e ainda fiz uma ressalva: “desculpe, mas eu não acredito que ele ( o marido da amiga dela) corra tão bem assim sem fazer musculação”.

Obviamente não estava eu querendo criar alguma inimizade e/ou gerar alguma polêmica. 

Ainda mais que eu já estava indo embora do treino (e atrasado...).

Mas a verdade é que a musculação é um complemento fundamental nos treinos de corrida. Pulmão sem músculos não funciona bem e vice e versa.

Além disso tem a coisa das lesões. Eu mesmo, no ano passado, comecei a sentir dores nos joelhos.

Procurei o traumatologista, fiz radiografias, imagens e o resultado foi um ligeira atrofia muscular no posterior da coxa.

E sabem porque? Por que meu treino de musculação não estava trabalhando bem esse grupo muscular.  E assim eu estava sobrecarregando os joelhos.

Então é importante ficar atento (a)!

Seja lá qual for o seu objetivo, seja lá qual seja o seu treino, não deixe de fazer musculação pelo menos duas vezes por semana.


Sabadão na USP

O treino desse sábado na USP foi só alegria. Corri sussa os meus 18k na maior parte do tempo com a companhia do Guilhermo, Lui e Rodolfo. O calor começou a pegar forte no final do treino (ainda bem... rsrsrs);

 

Mas a surpresa bacana mesmo foi o meu Nike LunarElite+2 que ganhei das mãos do pacer Lucas da Milk (na foto comigo e com o treinador André).

A outra boa nova, também veio do Lucas que a partir de hoje integra o grupo de treinadores da Run&Fun.

Parabéns, brother! Muito sucesso, boa sorte e muito obrigado pela parceria de sempre!



 



Recebi o novo pisante com carta de boas vinda e tudo assinada pelo Cado da Milk! Vai daqui o meu valeu e aquele abraço!

Todo renovado, o tênis ao calçar, meu pareceu mais leve e mais flexível que a versão anterior. Vamos comprovar isso nos próximos treinos!




Podologia

Eu, literalmente, nunca havia colocado o pé numa podóloga antes! 

Mas isso só até sábado passado depois do treino.

O que aparentemente é uma frescura (e sei que vou ser muito zoado por isso, rsrsrs) na verdade é uma prevenção importante para nós corredores. 

 

A pressão e o impacto que as unhas sofrem são fortes e intensos. 

Eu mesmo após a Meia Maratona da Corpore, tive uma das unhas do pé esquerdo que sofreu muito com o impacto, teve um sangramento e ficou roxa e muito dolorida.

Mas depois de uma hora de esfoliações, unhas cortadas e lixadas, pés massageados, saí de lá com os pés leves e menos doloridos.

Portanto, eu recomendo!


Virada Cultural

Tem coisas que me fazem ainda mais apaixonado por São Paulo. 

A Virada Cultural é uma delas. Democrática, eclética e integradora com o povo e a cidade. 
 
Claro que sempre tem os idiotas de plantão que brigam, quebram, sujam, enfim...

Quero compartilhar com os amigos dois momentos que curti durante a Virada:

A ópera ao ar livre no Páteo do Colégio e o show do gênio da simplicidade Paulinho da Viola.


E prá fechar fica aqui um momento do show acústico desse grande artista (meu pai, sinta-se homenageado!).



Boa semana (apesar de curta) para todos. Boa sorte e amanhã to de volta!




Um comentário:

  1. Sabe aquela inveja, no bom sentido? Foi o que senti ao saber da presença de voces (tu e Helena) no show do Paulinho da Viola. Obrigado pela homenagem. Estive lá, tambem, de alma e coração ao lado de voces. bjo grande, meu filho

    ResponderExcluir