segunda-feira, 11 de abril de 2011

Era um domingão, tinha muito sol..




Lembrei de uma música do grupo paulistano Premeditando o Breque do qual meu amigo Vandi Doratiotto, era um dos integrantes. O bom humor escrachado foi a marca registrada do Premê como se vê na letra da musica Fim de Semana: “Era um domingão, tinha muito sol. Meu avô na frente, minha avó atrás e o rádio a mil, que legal. O meu pai guiava, minha mãe falava, minha irmã chorava, o totó latia, tudo num fuscão, tri legal.”

Ontem também foi um domingão. Tinha muito sol, a USP lotada, muita gente que corria e carro que não andava. Muito legal!

Brincadeiras de lado, a Meia Maratona da Corpore é uma prova muito bem organizada e muito boa de correr. O percurso é bacana pois intercala bem os trecho planos com as subidas nas pontes. O que mata mesmo é o trecho entre os kms 16 e 18 que passa pela Av. Escola Politécnica. Ali se diferenciam os homens dos meninos.

A subida não é tão íngreme, mas as sombras são poucas (quase nenhuma) a luz reflete muito forte no asfalto. O sol, nesse momento, já está bem forte de bate na cabeça e nas costas durante o trecho de subida. Em compensação, na descida o vento é contra.
Eu imagino que uma corrida no Saara deva ser assim.

Fora isso, tudo é muito bacana mesmo. A hidratação é ótima, as placas indicativas dos km tem um cronometro onde os corredores podem acompanhar o tempo e o pace, a dispersão é bem organizada e a medalha é bonita Teve um congestionamento de carros na saída, mas não creio que isso chegue a comprometer, afinal foram mais de 4.000 atletas, que na sua maioria foram para lá de carro.

Minha prova favorita

Foi a minha primeira prova no ano. Era prá encarar mais como um treino para a maratona.

Mas confesso que puxei um pouco só prá testar a máquina (rsrsrs). Completei a prova em 01h44min, ritmo de 04:55/km. Forcei para sentir o resultado dos meus treinos.

Claro que na maratona a estratégia será outra. Até porque eu não irei correr 42km num pace de 04:55, rsrsrs.

Corri muito concentrado, acompanhando o ritmo a cada km. Não me importei com os outros corredores. Fiz a minha prova, observando meu tempo, a minha performance e a minhas condições ao longo da corrida. Isso é muito importante de dizer: não importa o que aconteça, faça a sua prova!

E a verdade é que a meia maratona é minha prova favorita!


Sobrando não, seguro sim!

Fiquei muito feliz com o resultado e com o meu condicionamento ao longo da prova.
Corri solto. Não vou dizer que cheguei sobrando, mas cheguei inteiro, e muito bem.

Senti claramente o resultado da dedicação aos treinos, de cumprir a planilha, de acordar cedo, de comer certo de não deixar de fazer a musculação. Se é que existe um fórmula para correr bem, eu diria que é: determinação + disciplina = performance

Enfim. Isso tudo me deixou mais seguro para a jornada de treinos longos que ainda tenho pela frente e, claro, com uma expectativa ainda mais otimista para a Maratona de Porto Alegre.

A Run sempre Fun

É muito bom correr na Run&Fun.  Não só pelo privilégio de bons amigos que ganhei nesses dois últimos anos. Mas também pelo respeito e trabalho sério que os treinadores realizam. Além disso, tem o alto astral de todos os atletas, bom humor e companheirismo de todos, a tenção de professores e equipe de apoio, enfim, tudo isso é muito bom prá gente.

Hoje em especial eu queria destacar alguns pontos muito legais promovidos pela R&F na prova de ontem:

A integração da galera antes e depois da prova;

O Mário Sérgio nos incentivando em vários pontos da prova!  Estávamos todos com saudades dele!

A excelente organização da barraca com sanduíches, frutas, gatorade, água, kits e, morram de inveja os que não foram, massagem!!!!



E eu, particularmente, quero destacar um cara que me incentivou muito nesse prova: o treinador Mauricio.



Nos últimos 200 metros, o cara entrou na pista, correu do meu lado quase até a chegada e o tempo todo me falava palavras de incentivo e força! 
 
Valeu, Mauricião! Um grande abraço e muito obrigado!




Habeas Corpus provisório

As notícias vindas de Paris relativas ao corredor André Gustavo são as seguintes: “Tava uns 25graus, fiz a prova em 4h05min, fui bem até os 30k, depois me rastejei até o final

Como sabemos que o atleta em questão é um fanfarrão, mas não vai pedir prá sair, nós, da comissão de ética esportiva da R&F, vamos aceitar a volta do representante carioca aos treinos.

Porém, é claro, o mesmo não poderá ser manifestar em relação a assuntos de outras maratonas e nem da performance de outros atletas.

Assim como, terá que ouvir todo o repertório de zoações que estamos preparando para ele sem se manifestar em contrario.

Estamos avaliando se iremos rebaixá-lo, ainda que em caráter provisório, para a categoria “pangaré sênior”.


Operação Zé da Meia

E aguardem! Depois da Operação Portuga, vem aí um desafio ainda mais emocionante: a operação Zé da Meia! Detalhes em breve!


Um por todos, todos por um!

Prá fechar, deixo meu abraço aos meus três amigos e companheiros de corrida Jonny, Guilhermo e Lui. Parabéns pela prova! 



Eu fico por aqui, mas eu volto! Bom dia, boa semana e boa sorte a todos!  

4 comentários:

  1. Primeiro de tudo parabéns a todos os corredores Run & Fun que realizaram (e muito bem) a meia deste domingo! Valeu! Quero expressar aqui também minha grande curiosidade em relação à Operação Zé da Meia,já que, até onde eu seu, o Zé da Meia é nada mais nada menos do que o meu pai, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Marcelo pela prova.....um dia espero chegar la.

    Estou voltando aos treinos, quinta andei de leve no Ibirapuera e sabado consegui correr 3k na USP e essa semana tenho ortopedista especialista e vamos ver o q ele vai falar...nao sinto mais dor, mas to segurando pra nao piorar! Sabado q vem na USP espero me soltar mais e ja com boas noticias!!

    Estou fazendo fortalecimento na perna pra nao ter mais dores no joelho!

    Nos falamos!! e q prova e pace q vc fez hein? ta voando baixo!! parabens!!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo tempo,Marcelo! Tempaço! O Lui também mandou muito bem! O João deve ter feito bem também (mas,como ele não tem face, não fiquei sabendo o tempo dele!)
    Agora eu quero saber porque vcs querem chamar o seu amigo carioca de pangaré...nem vem...o ano passado fiz Paris em 4:01 cravados e fiquei mega orgulhosa!!
    Aliás, fica aqui o meu depoimento: Não importa o tempo, terminar uma prova de 42 km, passar a linha de chegada é uma vitória imensa...não é para qq um,não!
    beijo bem grande pra vcs todos aí no Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, parabens! Voce foi MEGA bem!! Tudo de bom!

    ResponderExcluir