segunda-feira, 25 de abril de 2011

DEPOIS DA PÁSCOA…




Já que a semana passada terminou na quarta-feira, eu também resolvi dar uma folguinha para os neurônios e os dedos e não atualizei o blog nesses últimos dias.

Mas, não fiquei parado não. Então, aqui vai aqui resumo das atividades dos últimos dias, a começar por hoje:

Como toda a SEGUNDA, é dia de musculação. Trabalho os dois grupos, hoje tive até mais enfâse nos inferiores com uma sequência forte de gêmeos trabalhando muito a panturrilha e uma série longa de abdominais.

DOMINGO foi o dia de almoço em família. Comi um pedaço (generoso é verdade…)de uma deliciosa lasanha feita pela minha sogra. Meu filho, Pedro, cuja cadeia alimentar poderia se encerrar em sucrilhos, esfirras e, claro, lasanha, se entregou ao pecado da gula sem medo e sem culpa. Há meus 18 anos… rsrsrsrs.
Helena, minha amada, me presenteou com uma Colomba Pascoal que obviamente eu só irei saborear depois da Maratona de POA!

No SÁBADO, numa USP adoravelmente vazia, treino pesado: 2h30min com três subidas do cavalo e mais uma biologia! Tudo bem no começo com temperatura nos 19 graus. Mas, no final, já com 30 graus, a coisa não foi nada fácil nem agradável. Mas enfim, faz parte do show.

Minha academia abriu na SEXTA das 10hs às 15hs. Então, já que estava funcionando, lá fui eu para meu treino de musculação. No almoço fiz um peixei grelhado com molho agridoce e alecrim que fez inveja ao cardápio do D.O.M. (risos!!!).

A QUINTA me reservou um momento muito atípico com a cidade. Acordei cedo, pois havia combinado um treino no Ibira com o Guihermo, Karine e Carlão, e decidi ir a pé até o parque.

Saí de casa eram 6:30. A manhã era se céu azul, sol e temperatura agradável. Subi até a Paulista e, além de poucos carros, o que mais se via eram algumas variadas tribos de jovens, seguramente indo embora depois de uma noite de balada forte na Augusta.

Desci a alameda Pamplona e durante todo o percurso até a Estados Unidos, o som era só do canto dos passarinhos.

O mesmo aconteceu no percurso na avenida Brasil por onde também passavam pouquíssimos carros e aí os pássaros resolveram celebrar a paz a  tranquilidade daquela manhã cantando muito.

Ah! O treino foi sussa! 20min ZR-ZM + 20min ZE + 20min ZR-ZM.


A IMPORTÂNCIA DO TREINO

No treino de sábado na USP, eu cometi um erro que jamais poderei cometer na prova: errei na estratégia!

Larguei muito forte já nos primeiros 12k. Mantive um ritmo de 5:10, 5:00. Com o aumento da temperatura e depois da subida da biologia, acabei o treino num ritmo bem mais alto (5:30, 5:40). Na media fiz em torno de 5:25.

Mas, obviamente isso não seria um ritmo sustentável em uma maratona (vale lembrar que Porto Alegre será minha primeira maratona!!!).

Por isso que eu chamo a atenção para a importância e o foco nos treinos.

Os treinos são para isso mesmo: para errar. Ou melhor, não para errar, mas sim para acertar, para corrigir, para melhorar.

Mas as vezes a gente se empolga e vai além. Então, focar no treino certo, cumprir as planilhas de treinos, conversar e ouvir as orientações do treinador e, principalmente, respeitar os seus limtes, é fundamental para que a performance na prova seja aquela que você traçou como objetivo.

É como eu escrevi aqui um tempo atrás: treino é treino. Prova é prova.

Quero deixar aqui o meu abraço e agradecimento ao treinador Silvio, que foi quem, ao final do treino de sábado, me indicou as falhas e me orientou para as correções e a definição sobre a estratégia da minha prova.

Por hoje é só pessoal! Boa semana e boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário