quarta-feira, 1 de junho de 2011

As pessoas…


Correr é uma superação pessoal. Desde que se decide começar até quando se estabelece novas e mais dificeis metas.

Foi assim comigo e deve ter sido com você também.

Por um outro lado, pensemos na vida. Nossos objetivos, sonhos, metas, desejos, planos, são pessoas e instransferíveis (igual cartão de crédito, rsrsrs).

Depende da gente, das nossas escolhas, da nossa determinação, da nossa superação.

Mas isso tudo, na verdade, não se faz sozinho.

Em todos os níveis de nossa vida, as pessoas que, escolhemos ou não, passam a fazer parte de nossa trajetória, tem um papel fundamental no sucesso de nossas existências.

E cito somente o sucesso porque penso que o fracasso não vem pela influência dos outros, mas sim pela nossa prrópria condução errada e escolha equivocada.

Isso vai pode gerar alguma polêmica, mas não vamos aqui entrar no mérito filosófico da questão.

Penso que quando fazemos a escolha certa de quem queremos conviver e/ou aceitamos “ser escolhidos” para o convivio com alguém, isso é que vale ser celebrado.

Desde que comecei a correr, em setembro de 2009, tive a felicidade de conhecer somente pessoas do bem. Não só porque corriam, cuidavam da saúde, pensavam no meio ambiente.

Mas porque existe uma sinceridade verdadeira nas pessoas que correm. Cada um de nós tem a sua meta pessoal. E isso é respeitado e apoiado por todos.

Pelo menos é assim no meu grupo de amigos, paceiros e corredores na Run&Fun. Não sei como são as outras equipes.

Mas, espero que não fujam a essa regra tão saudável de convivio e integração.

Quando iniciei esse blog, que tinha por objetivo contar minha trajetória até a minha primeira maratona, fui agregando amigos.

Pessoas maravilhosas que não só me apoiaram como também compartilharam suas vivências, suas opniões, suas experiâncias, e, principalmente, a sua amizade comigo.

Teve muita gente bacana que passou por aqui e deixou uma mensagem. Teve muitos e.mails de apoio, de crítica construtiva, de zoação, teve de tudo!

Por isso dedici fazer uma homenagem a um fator determinante de incentivo aos meios treinos e chegada até o final da maratona: as pessoas!
 
Um post que me emocionou

Ao longo desses meses de blog, recebi muitos e.mails que me tocaram muito.
Mas esse da Kelly Diaz, compaheira de treino, maratonista e futura mamãe, me emociou com a sensibilidade objetiva que só as mulheres são capazes de ter. Obrigado, Kelinha! 

“Marcelo,
em primeiro lugar quero te dar os parabéns por ter cumprido a prova e superado os obstáculos. Realmente não importa se fez ou não fez no tempo planejado. 
E FALO ISSO PORQUE NÃO IMPORTA MESMO. 


Maratona é uma das provas mais difíceis, pois testa o corpo e a mente ao extremo e é por isso que deve ser respeitada, SEMPRE, e não só na primeira vez. Minha experiência não foi muito diferente da sua, só tive um pouco mais de sorte na minha 1ª vez (consegui terminar abaixo de 4h), mas na 2ª... achei que fosse ter um colapso depois dos 34Km, naquele túnel infernal que prometia desembocar na República do Líbano... subida, subida, ...não chegava nunca... Foi uma das experiências mais difíceis da minha vida, mas vc acha que cruzei a linha de chagada arrependida? É claro que não! Você acha que tive vergonha do meu tempo de 4:17? Mas é óbvio que não! Tive muito orgulho de completar uma prova quente, depois de passar por limitações físicas que beiravam o insuportável (elas se revezavam entre fisgadas nos pés e náuseas). Enfim, não dava para eu te contar tudo isso antes. Você ainda não tinha sentido na pele. Agora você sabe que o objetivo mais importante é completar a prova. Tempo? É... na próxima você também vai querer colocar um objetivo de tempo, senão os treinos perdem o sentido... mas espero que independente do tempo, sempre tenha em mente que completar é a vitória, conseguir o tempo, é lucro. Bem vindo ao time!
Bjs,
Kelly”

Album de fotos

Não dá prá falar de cada uma das pessoas que estiveram ao meu lado nessa trajetória.

Decidi então postar novamente algumas fotos de momentos importantes e marcantes.

Foram muitas pessoas. Assim, se eu esquecer de alguém, por favor me perdoe! 

Parceiros e amigos de verdade!  
Lui sempre passando experiência e segurança com sua calma baiana;  Jhonny, meu eterno capitão, de quem eu deveria ter seguido a dica de correr a 5:40 até os 36k, rsrss; Carlão que sempre me deu muito incetivo e parceria em todos os treinos!


Professor Paulo e seu indefectível bom humor, Karine super parceira e amiga sempre com palavras de incentivo, Luiza sempre passando motivação e alegria! 




Grande Zé! Parceiro de treinos, que me me passou muito da sua experiência em maratonas e comprovou isso em Paris! Valeu, parceiro! Tenho muito que aprender ainda! A operção Zé da Meia está deflagrada! rsrsrs. 




Ao meu lado, além da Karine e Lui, um baita amigo: Guilhermo. Sempre me escrevendo e me incentivando. Parceiraço nos treinos e nas provas! Agora é a tua vez, brother! Que venha Berlin!!!! 



A equipe de treinadores da Run&Fun!
Sempre presentes e sempre incentivando!
Obrigado e tamo junto! 




Outro grande parceiro: André!
Sempre com um bom humor sarcástico que só melhorou a dureza de alguns longões na USP!
Valeu, merrrrmão! Rsrsrs.   

Para o Lucas (a esquerda) eu tenho que agradecer pela parceria e brodagem!
Fazendo umn trabalho sensacional na Milk, me proporciou testar e aprovar os melhores tênis da Nike! Valeu, cara!

Para o André (a direita) quero agradecer por acreditar no meu desafio e na minha meta! Foi dificil, não foi como eu queria, mas não vou desistir nunca! 
Agora é a Meia de Buenos Aires! Vamo que vamo! Valeu, treinador!


 
O abraço é no professor/treinador Daniel Neves! 
Um (pequeno) grande cara! rsrsrs. Incentivador, motivador e companheiro de jornada! Valeu por tudo!

Na diteita na foto, mais uma querida amiga: Luciana Fioravanti, corredora das melhores, guria de podium, parceira de equipe e que me deu dicas e ajudou na minha recuperação para a maratona! 

Um beijo, guria e obrigado por tudo!


E aí acima alguns dos guerreiros que enfrentaram o sol forte e o calor da Maratona de Poa! 

E segue a vida…

Mesmo ainda me recuperando da lesão, mesmo ainda sem voltar a treinar, mesmo depois de fazer minha primeira maratona abaixo do tempo que eu queria, o MMCORREDOR segue em frente!

O prazer de escrever esse blog (quase) diário, é tão bom quanto correr. A satisfação de fazer parte e influenciar de alguma forma na vida das pessoas é um sensação maravilhosa.

Obrigado a todos vocês que me ajudaram também a alcançar essa meta! Abrácos e beijos e boa sorte a todos!

Na Run&Fun
Parabéns pelo novo site! E é muito bom fazer parte dessa equipe! Obrigado a todos! 

No Nikecorre 
Show para as ativações pelos cinco anos de Nikecorre! Meu muito obrigado pela parceria e apoio ao longo dessa jornada da maratona. Seguimos juntos para novos desafios! Um beijo muito especial de obrigado para a Lara Martins.  

Pesoas muito felizes  
Prá fechar, um clipe de minha banda favorita, o R.E.M, com uma música alegre que fala do brilho e alegria das pessoas que brilham... como vocês!





3 comentários:

  1. Puxa!

    Me emocionei com seu post, pois muitos dos sentimentos vivenciados por vc, também vivenciei...

    Graças a corrida, melhoramos nossa saúde e por que não dizer nossas amizades ... e ainda que algumas virtuais, são pessoas que nos colocam para cima sempre ...

    Agradeço a Deus todos os dias por ter me propocionado descobrir por meio da corrida e do blog amigos tão sinceros ...

    Abs

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Marcelo!Esta de parabéns pelo blog e pela maratona! Autosupera~çao, desafios, planos e projetos...isso que nos move
    Adorei este post e este blog! além de nos incentivar mostra que na verdade corrida não é um esporte individual, afinal para nós é um estilo de vida! Keep running =)
    Que venham mais corridas!

    Bjs Mari

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, parabens mais uma vez por sua conquista, realmente emocionante ler suas palavras e muito animadoras pra quem sabe um dia eu tentar a minha 1a maratona tambem! gde beijo, Vanessa

    ResponderExcluir