terça-feira, 7 de junho de 2011

Corrida Seletiva

Obviamente que num blog, costumeiramente postamos coisas que a gente mesmo escreve. 

Mas, como já fiz algumas vezes aqui no MMCORREDOR, postei comentários, emails, frases de seguidores, amigos, outros blogueiros, etc. 

E hoje, lendo o blog Na Corrida (http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/na-corrida/) do meu amigo André Tarchiani Salvazoni, o post me agradou e, depois de devidadmente autorizado pelo autor, compartilho com vocês na íntegra.

Dois desafios para todos os gostos nas corridas de rua

O tema é extremamente polêmico, mas, aproveitando que Boston baixou em cinco minutos o tempo de corte na maratona a partir da edição de 2013 e não houve qualquer movimento contrário a isso (o que está mais do que certo), acredito que está na hora de serem criadas algumas provas realmente de performance no Brasil, para desafiar os corredores.

Infelizmente, ainda (sou um otimista) não dá para fazer isso nas maratonas brasileiras. O número de participantes nas nossas provas de 42 km é pequeno. Como bem abordou o Sergio Rocha no blog Corredólatras, aqui ao lado. Então, que essa medida comece por corridas de 10 km e, principalmente, numa meia maratona.

Na corrida há espaço para todos. Quem vem conversar comigo, sempre ressalto os benefícios do esporte para a vida. Tanto para a saúde quanto para a cabeça. Cada um tem um objetivo e ele deve ser respeitado. E assim continuará. 

Agora, se tivéssemos ao menos umas duas provas de 10 km e mais duas meias maratonas por ano (uma em cada semestre), com tempos de classificação para se inscrever como Boston, valorizando quem tem bom desempenho, seria um desafio mais do que interessante. 

Seriam somente quatro provas diante das centenas que são organizadas. Mas que movimentariam o mercado. Haveria uma disputa saudável pelo índice.

Outra medida interessante seria reduzir o tempo limite de conclusão para receber a medalha no final. Em um 10 km, máximo de duas horas, por exemplo. Usando a ferramenta de cálculo aqui do site da Contra-Relógio, esse tempo daria uma média de 12 minutos por km ou 5 km/h. 

Concorda que não é corrida, é caminhada? Se a pessoa completou os 10 km em mais de duas horas, não correu, somente andou. E lentamente. Vale o mesmo para a meia maratona. A 8 minutos por km, vai completar os 21,1 km em 2h48. Isso dá uma velocidade de 7,5 km/h. 

Então, vamos arredondar para 3 horas, não estaria bom? Daria 8:34 por km ou 7 km/h, que é uma caminhada bem rápida ou um trote lento.

Com as duas medidas, seriam criados desafios diferentes. Os mais preparados, buscariam os índices. Quem gosta de correr por prazer, teria o estímulo de melhorar um pouco o desempenho antes de se inscrever, para poder ganhar a medalha. 

Seria ou não interessante?

Na Run&Fun
Nos sábados 18/06 e 02/07, a Run&Fun vai realizar treinos especiais na pista de atletismo no estádio do Morumbi. Os treinos serão divididos em dois grupos: 

18/06 - atletas com tempo acima de 50min nos 10k; 
02/07 - atletas qu estejam aptos a correr 10k abaixo de 50min; 

Seu meu joelho deixar, dia 02 eu vou! 

No NikeCorre
O NikeCorre perguntou: o cachorro é o melhor amigo do homem, mas ele é também seu companheiro de corrida? 

Putz! Eu não tenho cachorro (ainda). Mas se tivesse, ele seria sim um companheiro de corrida! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário