quarta-feira, 13 de julho de 2011

Burning down the house


Se tem uma banda que eu gostava (e ainda gosto) muito é o Talking Heads.

A banda surgiu em Nova York no inicio dos anos 70, ficou conhecida nos anos 80 e acabou nos anos 90. Fazia uma mistura de punk, rock, pop, funk e intelectualismo.

Esse genialidade ou maluquice, como queiram, veio da cabeça do escocês David Byrne.


Pois é, esse senhor grisalho aí na foto, nos falava cantando que "time isn't holding us, time doesn't hold you back. "

Agora nos diz escrevendo que "existem meios alternativos a utilização de carros para se viver e andar em grandes cidades."

E fala isso com a propriedade de um ciclo ativista que desde os anos 80 usa a bicicleta como meio de locomoção em Nova York, onde vive.

Genial como sempre, escreveu um livro, Diários de Bicicleta, onde conta sobre suas pedaladas pelo mundo. Palestrou na FLIP e no SESC SP, andou de bicicleta pelas ruas de São Paulo e disse:

"Os dinamarqueses resistiram bastante em abrir mão de seus carros e usar bicicletas. Os nova-iorquinos e até os brasileiros não pensariam diferente, é normal que resistam neste momento. "Descobri que Roma, onde o trânsito é caótico, é uma cidade excelente para isso."

É pelo jeito quando o assunto é mobilidade urbana só mesmo botando a casa a baixo.

Mobilidade Urbana : A experiência prática

Olha como é fácil entender sobre mobilidade urbana: segunda eu o Cado da Milk tínhamos uma reunião para apresentar um nova campanha para um cliente. A reunião seria às 16hs na Alameda Santos. 

Às 15:30 o Cado pegou o iPad, colocou na bolsa da Brompton, dobrou a bike, pegou capacete e me disse: vamos? Eu respondi: Vamos! E perguntei: você vai de bike? Ele respondeu: Não. Vou voltar de bike. 

Descemos, pegamos um taxi, ele colocou a bike no porta malas, chegamos no cliente, ele entrou com a bike puxada pela alça da bolsa, fizemos a reunião, o cliente adorou a campanha, descemos do prédio do cliente, ele montou a bike, comemoramos o sucesso da apresentação  e ele foi embora prá casa, pedalando. 

Simples assim!
 
Mobilidade Urbana : O Relato

Há quase dois meses estou sem carro. No início fui compartilhando o uso do carro da minha mulher (risos).

Como eu divido minha vida profissional trabalhando para a Milk e na Colaborativa e, respectivamente, uma fica Faria Lima e a outra em Higienópolis, tive que me reciclar no assunto mobilidade urbana.

Agora tenho usado mais o metrô, o ônibus e andar a pé.

Na Milk descobri que a bike é um delicioso meio de locomoção pela cidade. É claro que a vantagem numérica dos carros assusta e a pouca educação e respeito com os ciclistas é uma dura realidade ainda.

Mesmo assim, acreditem, já nem sinto saudades do carro não.


Estourando a boca!

 


Demais essa nova campanha da Nike!

Buscar essa galera sub 23 prá se jogar no mundo da corrida foi genial!

To só esperando meu filho voltar das férias lá do Sul prá apresentar a "coisa da boa" prá ele! (risos). 







Prá fechar, David Byrne e suas "cabeças pensantes" na clássica faixa que da título a esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário